A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O acolhimento e a escuta nas práticas pedagógicas
educação inclusiva, formação de professores, educação infantil, práticas de acolhimento.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o acolhimento das crianças com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva, no município de Sinop-MT. Com base em estudos referenciados neste trabalho, que falam sobre a importância do acolhimento e pela carência de estudos nesta área, a pesquisa buscou repensar as concepções e o paradigma da educação especial e da educação inclusiva na Educação Infantil. Mediante investigação sobre o acolhimento no espaço escolar, como prática educativa que articule nos processos de investigação no ensino comum, buscou-se compreender de que forma e se os professores estão sendo preparados para tal ação. Pela revisão bibliográfica observou-se que se faz necessário para os estudos desta área a compreensão dos conceitos de acolhimento e de espaços inclusivos, o que se realizou neste estudo. Deste modo, compõe a metodologia deste estudo a pesquisa bibliográfica, a revisão da bibliografia, a pesquisa documental e a coleta de dados por meio de entrevistas. Partindo da concepção de educação inclusiva, na perspectiva de uma educação de qualidade para todos, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental realizar levantamentos teóricos que propiciem as reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas no ambiente escolar. Quanto ao método investigativo, o levantamento dos dados ocorreu através de questionários aplicados aos servidores municipais das instituições mantenedoras. Como parte da proposta do Mestrado Profissiona, elaborou-se como produto educacional um Guia de orientações sobre acolhimento, o qual foi delineado de acordo com os dados coletados. O Guia é uma proposta de ação para o acolhimento nas escolas e visa que os professores tenham autonomia e direcionamento para as questões relacionadas ao tema da inclusão. Como resultato parcial percebeu-se que, na prática, ainda não há uma política municipal com intuito de uma formação de educação inclusiva envolvendo o tema do acolhimento na educação infantil. Dada a relevância do tema, o estudo indica a necessidade de que o acolhimento componha as ações de inclusão no município, a iniciar pela formação continuada dos professores.