Altas Habilidades/Superdotação: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT
Altas Habilidades/Superdotação. Identificação. Inteligência. Criatividade.
Objetivando a qualificação, apresentamos este texto desenvolvido com resultados parciais da pesquisa que se direciona à investigar as problematizações pedagógicas quanto às formulações escolares dos professores na identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Fundamental I, de uma escola pública. Assim, por meio de debates relacionados à concepção de inteligência e criatividade, os professores não possuem ferramentas teórico-metodológicas que qualifiquem as ações pedagógicas para os sujeitos altamente habilidosos, que estão no ambiente escolar e, em razão dessas qualificações, desconhecem as propriedades e as condições educacionais necessárias para com os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Essa ausência e/ou falta de efetiva qualificação teórico-metodológicas impedem ao professor de promover dimensões pedagógicas tanto no trabalho educativo da sala comum quanto no atendimento educacional especializado (AEE) para esse público-alvo do AEE. Este estudo se desenvolve em uma escola da Rede Estadual de ensino da cidade de Sorriso, Mato Grosso (MT). Como caminho metodológico optamos pela pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa a partir ações formativas denominadas de oficinas interativas. Da constituição teórica, associamos a proposição de pesquisa às teorias de Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner (1995), e da teoria dos Três Anéis, de Joseph Renzulli (1978), centralmente. Ainda, interessou-nos apreender os processos pedagógicos e avaliativos para a construção de ferramentas teórico-metodológicas, não somente para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, como público-alvo do AEE, mas como impulsão destes estudantes e a organização das ações pedagógicas fundamentais. Como resultado, desta investigação, pretende-se propor um produto educacional denominado de Caderno Pedagógico, com o propósito de criar uma base teórica e metodologicamente para o trabalho pedagógico do professor. Esse caderno pedagógico se construirá, assim, com base no diálogo e construção coletiva que se propiciou na pesquisa através das oficinas realizadas, apresentando caminhos e possibilidades aos educadores, com sugestões de atividades, dinâmicas e avaliações, observando a perspectiva participativa dos professores nos processos pedagógicos investigativos.