A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO
Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar, Aplicativo Rotina Divertida
A presente pesquisa objetiva analisar como a utilização do aplicativo móvel “Rotina Divertida” contribui para a melhoria organizacional, a autonomia, a interação e a comunicação no processo pedagógico durante a realização das atividades escolares e familiares do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacam-se: Galvão Filho (2012), APA (2014), Dorvan e Zucker (2017), Schmidt (2018), Georgen (2018), Riesgo (2018) Dias (2021) e Marques e Malheiros (2021). O TEA é considerado um distúrbio do desenvolvimento neurológico que compromete a linguagem e a interação social do indivíduo, tendo, também, como sintoma o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Esse transtorno, normalmente, é percebido na infância e não existe um consenso para o que ocasiona essa manifestação. Assim, nesse viés, o ambiente escolar tem o dever de promover, para a criança com TEA, um local propício para o desenvolvimento das interações sociais, da autonomia e da convivência com outras crianças da mesma faixa etária, sendo orientado por profissionais com formação para auxiliar no aprendizado. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que visa promover a funcionalidade das atividades diárias para as pessoas com deficiência, um recurso fundamental e eficiente, em um sistema educacional inclusivo. Dessa forma, para a realização desse estudo e a coleta dos dados, foram selecionadas duas escolas públicas no município de Colíder – MT, uma delas encontra-se em processo de autorização e na outra escola já foi possível realizar a coleta de dados; a escola autorizada possui Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Os participantes desse estudo são: duas famílias, representadas por duas mães; dois alunos com TEA matriculados no Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 14 a 15 anos; e cinco professores que atuam no ensino escolar com os alunos. Foi analisado, através dos dados iniciais, que os alunos utilizam e fomentam o aplicativo com suas atividades escolares, familiares e sociais, tendo a família como incentivadora e atuante, para que eles utilizem o aplicativo tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar. Em relação aos professores colaboradores, averiguou-se que três deles desenvolvem o ensino colaborativo com a professora do AEE. Portanto, os dados iniciais da pesquisa sugerem que a utilização do aplicativo em um ambiente escolar adequado, com o direcionamento pedagógico do professor quanto ao uso do aplicativo e com o envolvimento da família nesse processo, promove um ambiente mais saudável para os alunos terem o seu desenvolvimento pedagógico potencializado por meio da utilização do aplicativo Rotina Divertida.