COLABORAÇÃO NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT: PROPOSTA DE MODELAGEM DE UM APLICATIVO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO
Educação especial e inclusiva. Interação Escolar. Suporte pedagógico.
A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem uma grande legislação que a ampara. Porém, observam-se muitos desafios para se efetivar, dentre eles a interação entre os atores envolvidos, que na maioria das vezes não conseguem estabelecer uma interação entre as necessidades dos alunos, preparação dos professores e preparação do ambiente escolar. Assim, este estudo teve como objetivo compreender as dificuldades e desafios que ocorrem na educação inclusiva no município de São Pedro da Cipa/MT, e, a partir destas dificuldades realizar a modelagem de um aplicativo que permita a interação entre esses atores, resultando em uma melhor gestão escolar. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestores educacionais, professores da sala de recursos multifuncionais, professores das salas comum e pais de alunos. Após essa investigação foi observado que todos os atores ainda sentem dificuldades no processo de educação inclusiva, e, que a principal destas dificuldades está relacionada à comunicação. No estudo de caso realizado no município de São Pedro da Cipa junto aos pais, professores da SRM, sala comum e gestores foi possível compreender que a interação no fluxo de informação e aprendizagem é uma das principais dificuldades do processo de inclusão. Dentro deste contexto, a conclusiva é que um aplicativo como o apresentado neste estudo, possa sanar a maioria das dificuldades de todos os atores, servindo, inclusive, para além do contexto municipal, mas, tornando-se uma opção para a melhoria da educação nacional já que o aplicativo possibilita que essa interação ocorra em tempo real.