Banca de DEFESA: VANIA CRISTINA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANIA CRISTINA MARQUES
DATA : 05/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/aez-rkau-yih
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Digital; Práticas Pedagógicas; Inclusão escolar. 


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Esta dissertação consiste em analisar as tecnologias digitais como proposta pedagógica para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), inserida no contexto da educação inclusiva podem ser utilizadas para enriquecer a aprendizagem destes estudantes. A questão problema elencada foi: de que maneira as tecnologias digitais podem favorecer a construção de saberes de estudantes identificados como AH/SD? A pesquisa de natureza qualitativa descritiva ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica Profa. Leni Teresinha Benedetti, em Sinop-MT, e envolveu 30 professores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, as observações das práticas pedagógicas dos professores e o diário de campo. Como suporte para entendimento de nosso referencial teórico, dentre outros autores, utilizamos Gardner (1989), Renzulli (1978), Fleith (2006), Pérez (2004), e Alencar e Fleith (2001), que abordam a necessidade de identificar e atender as altas habilidades/superdotação no contexto educacional brasileiro. Os principais resultados revelaram uma compreensão variada e, muitas vezes, limitada sobre os conceitos de múltiplas inteligências, altas habilidades e das contribuições das tecnologias digitais para este público. As respostas também indicaram uma necessidade urgente de formação continuada e detalhada sobre esses temas, a fim de que os professores possam reconhecer e apoiar adequadamente estes estudantes que apresentam características diversas. A fim de suprir tais necessidades, como produto educacional, desenvolvemos um guia formativo intitulado "As Múltiplas Inteligências e as Altas Habilidades/Superdotação na Educação Digital: conceitos, estratégias e práticas", destinado a apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e tecnológicas. Conclui-se que é essencial uma formação que dê suporte aos professores para integrar as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas, assegurando uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes. Os dados coletados indicam que, quando utilizadas adequadamente, as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente inclusivo que facilita o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Interna - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 14/08/2024 15:36
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1