Banca de DEFESA: JESIEL CARDOSO REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESIEL CARDOSO REIS
DATA : 23/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Jesiel Segunda-feira, 23 de setembro · 14:00 até 15:00 meet.google.com/zhj-quct-nkg
TÍTULO:

O ENSINO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Colaborativo; Figuras De Linguagem; TEA; Ensino Médio.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

A Educação Especial e Inclusiva teve e tem destaque neste momento contribuindo com um plano de atendimento aos alunos com deficiências em escolas onde este público seja capaz de desenvolver suas potencialidades. Essa dissertação teve como principal objetivo desenvolver um produto educacional direcionado para o ensino de figuras de linguagem, para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino médio. Para isso, foi realizada uma coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Logo, literaturas sobre a temática foram analisadas, fichadas e resumidas; já a pesquisa de campo se deu por meio de seleção de quatro estudantes com TEA, suporte nível 1, e um estudante com suporte nível 2, todos do Ensino Médio – devidamente matriculados na Sala de Recursos de uma escola do município de Rondonópolis-MT, em que foram submetidos a duas atividades diagnóstica com 10 questões cada uma, sendo a primeira sem os recursos de figuras explicativas e a segunda contendo figuras que auxiliaram os estudantes a entenderem melhor o sentido figurado das questões. A pesquisa teve prévia autorização do Comitê de Ética da Universidade Estatual de Mato Grosso, bem como dos pais e/ou responsáveis dos estudantes por meio do Termo de Consentimento. Com os levantamentos dos resultados do diagnóstico, e após realizadas as análises foi feita uma cartilha, com as mais figuras de linguagem mais comuns. Esse estudo parte de um trabalho colaborativo direto com a professora da Sala de Recursos e Multimídia (SRM) e visa auxiliar professores que atuam na educação básica no atendimento a esse público que cada vez mais serão incluídos na sala de aula comum, corroborando no alcance dessas habilidades, proporcionando melhor lidar com a vida fora da escola. Os principais resultados demonstraram que com o uso de recursos bem direcionados para o ensino/aprendizagem de estudantes com TEA é possível obter melhores resultados, colaborando, assim, para o desenvolvimento das habilidades deste público-alvo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - ESTELA INÊS LEITE TOSTA - SEDUC - MT
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 09:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1