O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino de Matemática.
Esta pesquisa investigativa, reflete sobre o papel do professor de Matemática e a maneira como ele estimula a participação e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no âmbito escolar no contexto da educação inclusiva. Nesse sentido, nossa pesquisa se dedica a compreender como professores de Matemática de uma escola pública do Estado de Mato Grosso organizam e planejam suas metodologias de ensino no processo de escolarização e de aprendizagem inclusivo de estudantes com deficiência intelectual, tendo como objetivo princiapl analisar, na perspectiva de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada em Jauru- MT, como se efetua a inclusão de alunos com deficiências intelectuais no processo de ensino e aprendizagem. Os referenciais teóricos que balisaram o objeto pesquisado se organizaram em apresentar o contexto da deficiência intelectual, descrever a formação de professores para a educação inclusiva e aspectos da educação matemática que fortalecem o ensino inclusivo. Os instrumentos utilizados para a produção de dados foram questionários, com questões abertas e fechadas, que foram respondidos por professores da disciplina de matemática da escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo. A análise das respostas dos colaboradores possibilitaram inferir que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação da educação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual e buscam a utilização de metodologias inovadoras, sobretudo com a utilização do lúdico e, que se mostram capazes de promoverem aprendizagem significativa.