UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
MATEMÁTICA. FRAÇÕES. JOGOS. BNCC. DÍZIMAS. GEOGEBRA.
Este trabalho propõe uma sequencia de atividades sobre frações para o oitavo ano do ensino fundamental, desde os conceitos iniciais, até a abordagem das dízimas periódicas usando jogos e o software geogebra.
Esta pesquisa ainda aborda o novo documento da Educação Básica Brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com o objetivo de melhorar o ensino da Matemática Básica, apresenta sugestões de como pode ser feita a abordagem de frações em sala de aula para a melhora da didática, e possíveis recuperações no processo do ensino aprendizagem, pois a maior preocupação é a aprendizagem do aluno.
Dedica-se um capítulo à várias abordagens dos conceitos de frações na prática.
Por fim, propõe atividade de um jogo sobre dízimas utilizando também a probabilidade como recurso para o entendimento de frações (jogo disponível na internet).