ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM
Jogos; Scratch; Adição; Subtração; Ensino.
Esta pesquisa tem como objetivo elaborar um objeto digital de aprendizagem do tipo jogo para contribuir com o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração com números inteiros. Nesse sentido, abordamos o conceito de objeto digital de aprendizagem e suas características técnicas e pedagógicas, bem como as propriedades que caracterizam o conjunto dos números inteiros. Vale ressaltar que se considera como um objeto de aprendizagem todo recurso digital que possa ser reutilizado para a aprendizagem. Para atingir tal objetivo foi utilizada a metodologia INTERA que consiste em um arcabouço de processos para o desenvolvimento de conteúdos digitais utilizados para a aprendizagem. O objeto digital de aprendizagem desenvolvido neste trabalho chama-se “Labirinto dos Inteiros” e destina-se a alunos do 7º ano do ensino fundamental. Este objeto é um jogo inspirado no Pac-Man, onde o boneco (Minecraft) tem como objetivo pegar a fruta que contém a resposta correta da operação com números inteiros, ao mesmo tempo que desvia dos fantasmas que vão surgindo no decorrer do tempo, pois se os fantasmas tocarem nele o jogo é finalizado. Este tipo de objeto desperta a motivação interna e, consequentemente, a participação ativa dos alunos e hábitos de persistência no avanço dos desafios. Assim, o aluno aprende por si só, através da interação com o jogo, e cabe ao professor o papel de mediador do processo, dando orientações para que a atenção do aluno não seja destinada apenas para a competição e enfatizando os conceitos a serem desenvolvidos.