Uma proposta de ensino aprendizagem da estatística
básica para o 9º ano, através de situações problema
do cotidiano
Proposta pedagógica, BNCC, Estatística.
Neste trabalho é apresentada uma proposta metodológica diferenciada pautada na aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel para trabalhar a habilidade 23 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do 9º Ano do ensino fundamental, contemplando também algumas competências específicas, de modo que o aluno seja capaz de assimilar e compreender os conceitos matemáticos e estatísticos, através de situações problemas cotidianas, em nosso caso específico as discussões serão feitas a partir do manejo alimentar de um criador de peixes, utilizando a estatística como uma ferramenta, para que possa auxiliá-los, nas tomadas de decisões e que sejam capazes de ler e interpretar dados e resultados estatísticos, seja estes apresentados em tabelas ou gráficos, no qual também é feita uma abordagem do Excel, como uma ferramenta para o ensino dos conteúdos ministrados, no intuito de inserir as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Espera-se ao final deste trabalho que seja construída uma proposta pedagógica que possa auxiliar os professores a ministrar estes conteúdos para os alunos.