Banca de DEFESA: TANIA CRISTINA CRIVELIN JORRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TANIA CRISTINA CRIVELIN JORRA
DATA : 23/09/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/xep-dyye-cep
TÍTULO:

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CANÇÕES SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO: uma experiência com alunos do ensino fundamental

 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística. Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Letramento Crítico. Ensino Fundamental II. Canções


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Na pesquisa ora apresentada são investigados dados gerados por meio de uma proposta de ensino e de aprendizagem de língua inglesa a partir de atividades com o gênero canção.  A proposta foi desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental em contexto escolar situado em uma cidade do norte do estado de Mato Grosso. Teve  como objetivo geral, analisar indícios e manifestações do letramento crítico na interação em sala de aula e em dados gerados em entrevistas com alunos. As bases teóricas estão pautadas em autores que discutem sobre o letramento crítico, como Paulo Freire (1967, 1987, 1992, 2016), Jordão (2007), Macedo e Pinho (2022), citando alguns. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (Minayo, 2010)  e interventiva que se vale de princípios da pesquisa-ação apoiada em Thiollent (2011) e sobre o observador participativo (Menezes,2024). Para a geração de dados, foram feitos registros de observação participante,  gravações de áudio das aulas e de entrevistas após o desenvolvimento da proposta. Os resultados sugerem que a proposta em que gêneros multimodais, como canções desenvolvidas em conjunto com atividades e práticas reflexivas são viáveis para a construção do letramento crítico. As canções, ao trazerem temas relevantes e contemporâneos, como questões ambientais e sobre variedades linguísticas na língua inglesa, funcionam como pontes entre o conteúdo linguístico e as experiências vivenciais dos alunos, facilitando a compreensão e a reflexão crítica. Dessa forma, as canções não somente enriquecem o repertório linguístico e a compreensão, mas também estimulam os alunos a pensarem criticamente sobre o conteúdo e as mensagens, promovendo um letramento crítico que transcende a sala de aula e se conecta com a realidade social e a linguística global. A proposta forneceu dados que permitiram  uma contribuição para a construção de possibilidades para uma pedagogia mais engajada e significativa, que valorize a formação integral dos alunos e responda às demandas contemporâneas de uma educação crítica e reflexiva.

  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Interna - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO
Externa à Instituição - CLARISSA MENEZES JORDÃO - UFPR
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 11:49
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1