O CAMINHAR INDÍGENA POR UMA PEDAGOGIA (INTER)CULTURALMENTE SENSÍVEL:
interações sociolinguísticas na Escola Estadual Indígena Élio Turi Rondon “Terena”
Sociolinguística Educacional. Línguas em contato. Revitalização da língua Terena. Redes sociais. Pedagogia interculturalmente sensível.
A pesquisa que ora se apresenta alimenta o banco de olhares científicos quanto aos estudos no campo da Sociolinguística em escolas indígenas de Mato Grosso, tendo como lócus a Escola Estadual Indígena Élio Turi Rondon “Terena”, localizada na Aldeia Kopenoty, município de Peixoto de Azevedo. O objetivo principal do estudo consiste em identificar e registrar as interações sociolinguísticas, considerando o contexto das línguas em contato e a mediação pedagógica. Para tanto, optou-se pela construção do quadro teórico partindo da abordagem de Lucchesi (2002, 2015), seguido dos aspectos abordados pela Sociolinguística Educacional, embasada por Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2011, 2014), acerca do ensino de línguas na interculturalidade. Ladeira e Bittencourt (2000); Zoia (2009) e Isaac (2004) trazem as vozes indígenas que vivenciaram as fases de luta até a conquista de suas terras no norte do estado de Mato Grosso. O percurso metodológico qualitativo-interpretativista também considerou a análise documental dos Referenciais Curriculares Nacional (1998) e Estadual (2010) para o ensino das linguagens na perspectiva da educação escolar indígena, além do Projeto Político Pedagógico (2019) da unidade escolar. Por ser uma investigação de cunho etnográfico (BOGDAN; BIKLEN, 1994), a pesquisa de campo possibilitou a observação participante, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a coleta de relatos, além do acesso a materiais audiovisuais disponibilizados pelos informantes, utilizados para os recortes analíticos. Lançou-se mão da técnica de análise de redes sociais para estabelecer o perfil sociolinguístico do grupo de docentes da Escola Élio Turi Rondon “Terena”, em que houve a representação da densidade das redes sociais individuais de cada informante respondente de um questionário enviado on-line ao grupo de sujeitos da pesquisa. A triangulação dos dados contribuiu para uma análise reflexiva acerca do ensino baseado na pedagogia interculturalmente sensível, o qual busca dialogar com aspectos teórico-metodológicos do letramento na perspectiva transcultural (STREET, 2014) e da pedagogia culturalmente sensível (BORTONI-RICARDO, 2011), em que os docentes indígenas possuem um papel protagônico na construção de propostas pedagógicas interculturais, considerando suas experiências na mediação do ensino das línguas e seu contexto específico. Quanto aos resultados obtidos, foi possível constatar que a Sociolinguística Educacional contribuiu para uma melhor compreensão das relações de ensino e aprendizagem da língua materna e da língua portuguesa na escola Élio Turi Rondon “Terena”, sendo que possibilitou a construção de um mapeamento sociolinguístico da comunidade escolar e um perfil de ensino tendo como princípios pedagógicos a revitalização da língua Terena, localizada em um bilinguismo de memória, conforme demonstrado na análise de dados, bem como na valorização e respeito aos saberes multiculturais que transitam em interações formais e informais diversas que ocorrem no contexto da Aldeia.