A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA DE CRIANÇAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM, INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO
Linguística aplicada. Língua inglesa. Língua adicional. Ensino-aprendizagem bilíngue. Mediação.
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o processo de alfabetização e letramento durante aulas ministradas em língua inglesa, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue localizada no município de Sinop-MT. O estudo tem o intuito de averiguar e relatar como se caracteriza a interação e como ocorrem a aprendizagem da leitura e da escrita em língua inglesa, além de identificar como ocorre a mediação nesse processo. Autores como Vygotsky (1998), Megale (2020) e Soares (2022), entre outros embasaram teoricamente a pesquisa e permitiram um diálogo com os dados gerados na sala de aula. A metodologia utilizada se enquadra como sendo qualitativa e de base etnográfica, devido de imersão da pesquisadora por um longo tempo no ambiente de geração de dados permitindo-lhe a observação participante, registros de atividade, notas de campo e gravação de interações. Por meio dos dados gerados, percebe-se a relevância da mediação do professor para aprendizagem dos alunos e como cada criança recorre ao seu repertório linguístico perante atividades de leitura e escrita.