DISCURSIVIZAÇÃO DO FAZER UNIVERSTÁRIO NO PROJETO CANTEIROS DE SABORES E SABERES: “Estamos propondo uma inversão de sentido”
Letras. Linguística. Inversão da Indissociabilidade Universitária. Estudantes Universitários.
Este trabalho discorre sobre a discursivização do fazer universitário. Pretende-se compreender como o discurso da inversão do tripé universitário – de Ensino-Pesquisa-Extensão para Extensão-Pesquisa-Ensino –, arregimentado nas produções discursivas no bojo do Projeto de Pesquisa e Extensão Canteiros de Sabores e Saberes, mobiliza os efeitos de sentidos das práticas de seus sujeitos-estudantes-universitários, a fim de demonstrar os deslizamentos de sentidos sobre a memória discursiva do fazer universitário. Ao tratar de efeitos de sentido, a Análise de Discurso de linha francesa dispõe de conceitos e procedimentos que contemplam o objetivo ora proposto. Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi compõem o principal arcabouço teórico com os seguintes conceitos: Formações Discursivas, Imaginárias e Ideológicas; discurso polissêmico e parafrástica; silêncio e não-dito; e a tipologia discursiva desta autora. O corpus da pesquisa se assenta em dois tipos: de arquivo e experimental. Nesse sentido, foramanalisados, pelo prisma da Análise de Discurso, os Projeto de Extensão e Pesquisa Canteiros de Sabores e Saberes, bem como as produções bibliográficas dos estudantes universitários que participaram do projeto supracitado, e suas entrevistas cedidas para esta pesquisa. Em síntese, a Análise de Discurso servede método interpretativo e arcabouço teórico e político para entender as exterioridades da produção de sentidos desses estudantes – que são sujeitos desta pesquisa – sobre o fazer universitário.