EMOÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS EM CONTEXTO NORTE MATO-GROSSENSE
Letras. Linguística Aplicada. Emoções. Formação continuada. Ensino e aprendizagem. Línguas adicionais para crianças.
A presente pesquisa objetivou investigar um curso de formação no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT para professores de línguas adicionais para crianças, com o intuito de verificar como a afetividade e as emoções se manifestam em situações de usos de língua(gem) e se materializaram em interações de formação colaborativa e no processo de ensino e aprendizagem, na modalidade remota. Pauta-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, discute os conceitos de línguas adicionais para crianças (SANTOS, 2011; 2009; 2005), emoções (BARCELOS, 2015), formação colaborativa (HELVIG, 2015; FIORENTINI, 2010), dentre outros. Insere-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa (YIN, 2016; CRESWELL, 2014), de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) e utilizou diferentes instrumentos para coleta de dados tais como: observações das gravações em áudio e vídeo dos encontros formativos e das entrevistas semiestruturadas, diário reflexivo e videoaulas de duas professoras. No total são treze participantes, sendo quatro professoras de língua adicional, seis pesquisadoras da Universidade do Estado de Mato Grosso e três da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados evidenciam que a afetividade e as emoções se manifestam em diferentes situações de usos da língua(gem, tais como: cumprimentos e expectativas sobre o curso, pandemia e atividades docentes, diálogo, convite à prática de pronúncia e comandos em língua inglesa, correções de atividades, para citar algumas.