MULTIMODALIDADE EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
uma proposta de leitura e produção do gênero
Língua Portuguesa; Histórias em Quadrinhos; Leitura e produção textual; Texto multimodal; Ensino Fundamental II.
O projeto inicial do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS – Unidade de Sinop-MT, “Multimodalidade em histórias em quadrinhos - uma proposta de leitura e produção do gênero”, com objetivo Levar os estudantes do 7º Ano “A”, a partir da multimodalidade presente em histórias em quadrinhos, a compreenderem o gênero e produzirem narrativa multimodais em HQs, com o uso da plataforma digital pixton, motivados pela leitura da obra Escrituras Animais (2020) da autora e escritora mato-grossense Marta Cocco. O projeto integra as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no que tange o ensino-aprendizagem, haja vista que irá explorar as práticas multiletradas de texto multimodal. Nesse viés, surgem os presentes questionamentos que fundamentam a pesquisa: Como a multimodalidade presente em histórias em quadrinhos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual em HQs dos estudantes do 7º ano “A” no Ensino Fundamental da Escola Estadual Jardim Universitário de Alta Floresta - MT? Assim, a produção de HQs com foco no ensino da Língua Portuguesa fundamentará na pesquisa qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008), e será alicerçado pela sequência didática proposta por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (2004), e uma postura teórico-metodológica com uso da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), apoiada na realidade dos educandos. Pretende-se produzir um livro digital/on-line e publicar na rede social da unidade escolar com a modalidade em HQ por intermédio da plataforma Pixton e desenvolver as habilidades de leitura e produção na disciplina de Língua Portuguesa, a fim de promover a multimodalidade diante de seu processo. A pesquisa será realizada com a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), compreendendo as considerações para atender as questões éticas do órgão colegiado. Espera-se que esta proposta contribuirá com a formação dos educandos em questão, enquanto leitores, visando ampliar a apreensão do conhecimento da língua oral e escrita, bem como torná-los protagonistas da própria aprendizagem, e sujeitos participantes/críticos nas práticas sociais cotidianas que envolvem a Língua Portuguesa/linguagem em suas múltiplas possibilidades.