O GÊNERO SLAM E O LETRAMENTO CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA
Leitura; Produção textual. Letramentos. Poesia. Slam.
O objeto de estudo desta pesquisa pretendeu responder ao questionamento: como uma proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob a perspectiva do Letramento Crítico, poderá potencializar o desenvolvimento da percepção crítica dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na região noroeste de Mato Grosso? O objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob viés do Letramento Crítico e a maneira como as multimodalidades próprias do gênero slam podem potencializar a formação crítica do leitor digital da contemporaneidade. Para o alcance deste propósito, a pesquisa contemplou a concepção do letramento crítico, uma vertente teórica emergente no âmbito nacional e internacional, que busca redimensionar as possibilidades de ampliação de perspectivas de interpretação e posicionamentos na sala de aula, razão pela qual este projeto será de natureza qualitativa e de caráter intervencionista, que utilizará os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação Thiollent (1986). A pesquisa teve como sustentação teórica os pressupostos defendidos pelos autores que defendem a temática que foi desenvolvida assim como as competências e habilidades do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) fundamentado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. O dispositivo didático de mediação pedagógica foi o Protótipo Didático (PD), na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) pela possibilidade de modificações e adequações por parte de quem queira utilizá-lo em um contexto diferente do planejado. A proposta apresentou 06 etapas atrelada na possibilidade de tornar a leitura mais completa e significativa, além de sintonizar aos pressupostos do Letramento Crítico. Desse modo, é possível afirmar que as produções finais, que resultaram na Prática Transformada foram exitosas, os estudantes demonstraram que se apropriaram das características do gênero slam, e isso possibilitou o desenvolvimento do LC. Como resultado o produto educacional gerado foi a produção de um Protótipo Didático com todas as etapas da pesquisa desenvolvidas pelos colaboradores da pesquisa.