A FORMAÇÃO DO LEITOR: DO CONTO MATO-GROSSENSE AO HIPERDIÁRIO
Formação do leitor; literatura mato-grossense; Não presta pra nada; letramento literário; hiperdiários.
Este estudo tem por objetivo trabalhar a formação do leitor, a partir da literatura mato-grossense, considerando o letramento literário, no sentido de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio de contos e hiperdiários. Além do mais, em consonância com as habilidades previstas na BNCC (2018), levar-se-á em conta o leitor fruidor e, a diversidade que deve conduzir a organização do currículo, contemplando a literatura de autoria feminina. Assim, esse projeto será desenvolvido em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, busca-se a fundamentação teórico-metodológica principalmente, nas contribuições de Antonio Candido (1972, 2004); Colomer (2007); Dias (2016); Gotlib (2004); Kleiman (2007); Machado (2005); Rouxel (2012); Thiollent (1986). Na proposição didática, trabalhar-se-á com a obra Não presta pra nada (composta por 12 contos), de Marta Helena Cocco (2020) para leitura e discussão em sala de aula e, como produto final, os alunos produzirão diários digitais, os quais denominaremos de hiperdiários. Desse modo, na efetuação das atividades em sala de aula, inspirar-se-á na Sequência Básica de letramento proposta por Cosson (2018) e nas estratégias de leitura de Isabel Solé (1988). Acredita-se que essa proposta interventiva contribuirá de forma efetiva na proficiência dos alunos. E, isso será perceptível na participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula e nas produções dos hiperdiários.