O GÊNERO E-ZINE E A MULTIMODALIDADE:
uma experiência para o desenvolvimento da produção textual dos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental
Sociolinguística educacional. Variação e variedade linguística. Sequência didática. Oralidade e escrita. E-zine.
O presente estudo propõe uma pesquisa que visa aprimorar as habilidades oral e escrita dos alunos utilizando uma abordagem inovadora e envolvente. A ênfase está na valorização das variedades linguísticas dos estudantes, respeitando suas culturas e identidades, ao mesmo tempo em que são apresentadas outras variedades, incluindo a norma culta. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a implementação do gênero multimodal e-zine (eletronic fanzine) em um projeto de pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (1986). O projeto está ancorado nas teorias da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005, 2017) e enfatiza a aprendizagem significativa, proporcionando aos alunos experiências orais, de leitura e de escrita contextualizadas e engajadoras. A pesquisa-ação será realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sorriso, Mato Grosso. O gênero e-zine foi escolhido por sua presença na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e por ser uma forma de envolver os estudantes com textos multimodais, estimulando a criatividade e a reflexão sobre as variações linguísticas. A Sequência Didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) será adotada para o conhecimento e a construção das e-zines. Os objetivos da pesquisa incluem incentivar a redução do preconceito linguístico na escola, contribuir para a aprendizagem sobre as variações e variedades linguísticas e melhorar o rendimento dos alunos em Língua Portuguesa, especialmente na oralidade e na escrita. Espera-se que a abordagem proposta torne a aprendizagem mais significativa e inclusiva, permitindo aos estudantes serem protagonistas de seu próprio aprendizado.