SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E LITERATURA DE CORDEL COMO APORTES PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA CONSIDERANDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
sociolinguística educacional; literatura de cordel; variação semântico-lexical e diatópica; preconceitos social e linguístico; leitura e escrita.
Este estudo aborda os resultados do projeto de intervenção pedagógica conduzido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT), centrando-se nos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Rui Barbosa, situada em Alta Floresta - MT. Teve como objetivo explorar a variação linguística semântica-lexical e diatópica em cordéis e suas implicações na formação leitora e escritora dos alunos. Para a realização do projeto, optou-se por empregar a abordagem da pesquisa-ação, com a adoção da metodologia de sequência didática amparada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e na Sociolinguística Educacional cunhada por Bortoni-Ricardo (2005), dentre outros autores. O aporte da Sociolinguística Educacional teve o propósito de poder contribuir como recurso pedagógico por meio da Literatura de Cordel, com o intuito de valorizar a diversidade linguística e promover uma educação mais inclusiva através da escrita e leitura. Este estudo foi, assim, essencial para auxiliar os estudantes a desenvolverem suas competências linguísticas a partir de uma educação efetiva para a formação leitora e escritora dos estudantes, valorizando a diversidade linguística e descontruindo preconceitos sociais e linguísticos. Como resultados, observamos uma participação efetiva dos alunos, a produção colaborativa em equipe, um maior interesse pela leitura e escrita e a utilização proativa de recursos tecnológicos.