NOVA FRONTEIRA DE LEITURA E RETEXTUALIZAÇÃO: DO HERÓI DAS NARRATIVAS DE AVENTURA AO PROTAGONISMO DISCENTE
Leitura. Produção. Retextualização. Sequência Didática.
Este projeto de pesquisa-ação surgiu de uma preocupação de docentes e equipe gestora da Escola Estadual André Antônio Maggi em relação ao desenvolvimento dos alunos em habilidades essenciais de leitura e produção textual. Após uma proposta de produção de texto narrativo, observou-se que os alunos têm pouco domínio dessas práticas. A maioria sabe ler, porém não consegue construir sentidos à leitura nem produzir textos desde sua estruturação básica (parágrafos, uso de letras maiúsculas e minúsculas, entre outros) até ao uso de pontuação, concordância, coesão e coerência textual e ortografia. Este projeto foi pensado para atender alunos do sétimo ano que foram alunos da professora pesquisados no ano anterior. O objetivo da pesquisa consiste em analisar em que medida a narrativa de aventura “A volta ao mundo em 80 dias” favorece o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de modo a mobilizar o protagonismo dos alunos. A proposta justifica-se porque a prática de sala de aula tem nos mostrado que os alunos têm grandes dificuldades de ler e escrever, que se intensificou com a pandemia da COVID-19, visto que ficaram dois anos com aulas online, no formato síncrono e assíncrono e a maioria não participou ativamente desse método de ensino-aprendizagem e também da necessidade de se trabalhar os gêneros textuais formais do currículo aliados ao uso das tecnologias digitais. Espera-se que esse projeto contemple e potencialize o desenvolvimento dos alunos e auxilie outros docentes em seus fazeres pedagógicos.