O GÊNERO REPORTAGEM NA PERSPECTIVA DOS
MULTILETRAMENTOS: um projeto com adolescentes e pessoas idosas
Produção textual. Reportagem. Análise Linguística. Adolescentes. Idosos. Multiletramentos.
Este projeto de pesquisa tem por escopo o desenvolvimento das habilidades fundamentais para o aperfeiçoamento da competência escrita de alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 13 de Maio, utilizando para isso o gênero textual reportagem, numa perspectiva dos multiletramentos, em consonância com os propósitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a qual orienta o uso da linguagem atrelado à prática social e ao uso das ferramentas digitais. Ademais, objetiva-se propor uma oficina de letramento digital com pessoas idosas, no Centro de Idoso, na cidade de Sorriso-MT, com o intuito de aproximar os adolescentes e pessoas da terceira idade, no processo de apropriação das tecnologias digitais da informação e comunicação, como também utilizar os resultados obtidos na oficina como fonte de informação para a produção de reportagens escritas e em vídeo pelos educandos. Esta pesquisa será desenvolvida na com base na teoria de Thiollent (2004), cuja proposta metodológica será de natureza qualitativa, com embasamento na Pesquisa-Ação. Para o desenvolvimento deste projeto de multiletramentos (Oliveira; Tinoco; Santos, 2014), optar-se-á por trabalhar com módulos de Sequência Didática (SD), sugerido por Dolz Novenrraz e Schneuwly (2004), e realização de oficina de letramento digital com pessoas idosas, cujo material poderá enriquecer o fazer pedagógico do professor, oportunizando momentos contínuos de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. A análise dos resultados dar-se-á pela avaliação das produções textuais dos alunos, pelo material produzido durante a oficina e pela produção do vídeo. Com este estudo, espera-se proporcionar aos discentes experiências reais e sociais com a linguagem, por meio do gênero reportagem, concatenado às tecnologias digitais e, assim, tornar a prática de produção de texto, no ambiente escolar, mais profícua e significativa.