Poesia afro-brasileira e social na escola: da leitura à produção poética
Poesia afro-brasileira; Letramento literário; Leitura e produção poética.
Este projeto, intitulado “Poesia afro-brasileira e social na escola: da leitura à produção poética”, segue a linha estabelecida pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Letras - Profletras, em que propomos desenvolver uma pesquisa qualitativa com o uso de uma metodologia de natureza interventiva pedagógica com alunos do 9º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Kreen Akarore - Mato Grosso, no ano letivo de 2023. O objetivo desta pesquisa é aproximar os alunos ao gênero lírico (versos), incentivá-los à leitura, compreensão e reflexão crítica com base em poemas que abordam o sofrimento vivido pelos afrodescendentes desde a escravidão até os dias atuais e, refletir sobre as vozes negras silenciadas, bem como à força que as palavras podem assumir na luta contra o preconceito através dos textos poéticos.O trabalho está pautado numa perspectiva teórico-crítica: em concepção de leitura, Isabel Solé (1998) e Todorov (2009); no conceito de literatura como forma de formação e humanização, Antonio Candido (1995; 1999); da importância da poesia em sala de aula , Helder Pinheiro (2003) e Gebara (1997). Na metodologia da pesquisa, empregar-se-á a sequência básica sistematizada por Cosson (2014). Ressalta-se que no decorrer das atividades, se julgarmos necessário, poderá haver pequenas mudanças de ordem metodológica como a incorporação de elementos da sequência expandida, também de Rildo Cosson (2014). Sobre o trabalho em sala, objetiva-se desenvolver a leitura, análise e produção de textos poéticos como paráfrases, criação de outros desfechos ao poema “Lúcia”, produção de poemas inéditos, e roda de conversa a partir da leitura dos seguintes poemas “Um Herói Chamado Zumbi”, de Antonio Heliton de Santana,“A canção do africano” e “Lúcia”, de Castro Alves”,“Choro de África” e “Voz de sangue” de Agostinho Neto, e “Vozes- mulheres” de Conceição Evaristo. Como produto final será publicado um e-book com as atividades desenvolvidas durante o trabalho interventivo, bem como será realizada uma exposição para a apresentação destas atividades à comunidade escolar.