O GÊNERO SLAM EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA MOBILIZADORA DO LETRAMENTO CRÍTICO
Gênero slam; Letramento crítico; Percepção crítica.
O slam é um gênero discursivo, poético e contemporâneo que vem sendo desenvolvido em importantes espaços de circulação das grandes e das pequenas cidades de todo o mundo, mas no espaço escolar, tem pouca ênfase. O objeto de estudo desta pesquisa pretende responder ao questionamento: como uma proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob a perspectiva do Letramento Crítico, poderá potencializar o desenvolvimento da percepção crítica dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada em Mato Grosso? O foco desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob viés do Letramento Crítico e a maneira como as multimodalidades próprias do gênero slam podem potencializar a formação crítica do leitor digital da contemporaneidade? Os objetivos específicos da pesquisa foram delineados a fim de: i) compreender de que maneira uma proposta didática com a multimodalidade própria do gênero slam potencializará a formação crítica do leitor digital da atual contemporaneidade, ii) identificar como as leituras dos textos escritos pelos slammers favorecem o desenvolvimento da percepção crítica de estudantes de escola pública da rede estadual de ensino, iii) observar como ocorre o envolvimento dos sujeitos da pesquisa com o slam; iii) compreender como o slam abordado em sala de aula pode favorecer na efetividade do Letramento Crítico na escola. Para o alcance deste propósito, a pesquisa contemplará a concepção do Letramento Crítico, uma vertente teórica emergente no âmbito nacional e internacional, que busca redimensionar as possibilidades de ampliação de perspectivas de interpretação e posicionamentos na sala de aula, razão pela qual este projeto será de natureza qualitativa e de caráter intervencionista, que utilizará os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Thiollent (1986). O procedimento didático de mediação pedagógica será o Protótipo Didático (PD), na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) pela possibilidade de modificações e adequações por parte de quem queira utilizá-lo em um contexto diferente daquele que foi pensado. A proposta apresenta 06 etapas para um ensino mais eficaz e significativo, atrelada à possibilidade de tornar a leitura mais completa e significativa, além de promover o Letramento Crítico. Sendo assim, os estudantes realizarão leituras e a produção de slam com o conteúdo temático escolhido por eles. Como atividade final do PD, os estudantes produzirão vários slams sobre tema/produto definido durante as etapas da pesquisa. O produto final será compartilhado na rede social Facebook, no grupo da escola e também no Padlet. A pesquisa terá como sustentação teórica os pressupostos defendidos pelos autores que defendem a temática a ser desenvolvida assim como as competências e habilidades do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) fundamentado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC.