PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO MULTIMODAL CRÔNICA SOB O ENFOQUE DOS MULTILETRAMENTOS
Leitura e produção textual. Gênero discursivo. Crônica. Multiletramentos.
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a abordagem do gênero crônica em sua multimodalidade, sob a perspectiva dos multiletramentos, favorece o ensino e aprendizagem da leitura e escrita na sala de aula. Por meio das leituras de teóricos como Rojo (2012; 2013; 2016; 2019), Bakhtin (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros, foi possível construir novos conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino da Língua Portuguesa, os quais ancoraram essa pesquisa. Para realizar esta pesquisa-ação, fomos direcionados pelos seguintes questionamentos: O trabalho pedagógico com gênero multimodal crônica possibilita (re)significações nas práticas de leitura e produção de textos em sala de aula? Com objetivos específicos de compreender se a abordagem do gênero crônica, em sua multimodalidade, contribui com o processo de leitura e de escrita dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico foi realizado por meio da sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A promoção das ações da intervenção pedagógica deu-se em uma turma de 8.º ano, na Escola Estadual Professora Zuleide dos Santos Barros, no município de Tabaporã/MT. Por conta da situação de pandemia desencadeada por conta do Novo Coronavírus, as ações, que estavam planejadas para uma sala de aula normal, foram desenvolvidas de forma remota com interação pela plataforma Teams e pelo grupo de WhatsApp. Por meio de práticas de leitura e produção de textos foram promovidas inúmeras possibilidades de desenvolvimento das habilidades esperadas em estudantes de anos finais do Ensino Fundamental. Como produção final, os estudantes, colaboradores da pesquisa, produziram uma crônica. A análise dos dados da pesquisa demonstrou que as práticas de leitura e escrita do gênero discursivo crônica, sob a perspectiva dos multiletramentos, com suporte e uso de tecnologias digitais, possibilitaram a interação e o trabalho colaborativo, de modo que os estudantes se apropriaram dos elementos multimodais do gênero crônica, o que foi demonstrado com as produções dos estudantes colaboradores.