SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E LITERATURA DE CORDEL COMO ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA CONSIDERANDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Sociolinguística Educacional, Literatura de Cordel, Variação Semântico-lexical e Diatópica, Preconceitos social e linguístico.
Este projeto de intervenção pedagógica será desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) e atenderá alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual do município de Alta Floresta -MT. Para a realização do projeto, serão adotadas a metodologia da pesquisa-ação e uma sequência didática de atividades, conforme os procedimentos didáticos propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, busca-se utilizar da Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa, com o propósito de auxiliar alunos do Ensino Fundamental II nas competências oral, consciência de leitura e escrita, valorizando as diversidades linguísticas e culturais. Serão discutidas as características do gênero cordel, sua aplicação como recurso metodológico, a presença das diversidades culturais e sociais em seu contexto literário e a variação linguística, especialmente a semântico-lexical, buscando explorar ao máximo seus elementos para dinamizar o ensino e a aprendizagem dos alunos, assim como desconstruir o preconceito linguístico, em especial o relacionado ao contexto nordestino. A pesquisa terá aporte teórico fundamentado na Sociolinguística Educacional cunhada no Brasil por Bortoni-Ricardo (2005), além da utilização de vários outros autores. O projeto resultará em um e-book que incluirá os cordéis escritos pelos alunos e poderá ser compartilhado com a turma, a escola e outros interessados em Literatura de Cordel. O principal objetivo é motivar e valorizar os alunos com a publicação de suas obras, além de disseminar as culturas nordestina e brasileira através da Literatura de Cordel.