HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO GOSTO E DO HÁBITO DE LER
Histórias em Quadrinhos. Sequência Didática. Alfabetização.
Este Trabalho de Conclusão Final (TCF), apresenta uma proposição didática, elaborada sob a orientação de um planejamento que seguiu os pressupostos de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Doz, Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo da SD, planejada com a escolha do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), consiste em desenvolver e aprimorar a lectoescrita, bem como promover a compreensão das características da língua falada que, aliada aos elementos visuais presentes no gênero, bem como aos efeitos de humor e ironia, desperta no alfabetizando o prazer pela leitura e, consequentemente, o hábito de ler. A partir da fundamentação anunciada, destacamos no planejamento a necessidade de inicialmente, levantar o conhecimento das crianças acerca do gênero textual HQ; escolher um tema para ser estudado no decorrer da SD, bem como um produto final a ser elaborado e formas de sua divulgação; desenvolver módulos com atividades diferenciadas que, além de permitir aos alfabetizandos conhecer as características do gênero HQ, permitam explorar conhecimentos acerca do tema por eles escolhido; elaborar, junto com os alfabetizandos, o produto final escolhido e divulgá-lo em meios digitais. Esperamos que com o desenvolvimento desta proposição didática os alfabetizandos desenvolvam seus direitos de aprendizagem relacionados aos principais eixos do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, a saber: oralidade, leitura/interpretação/compreensão, estruturação linguística e produção textual, uma vez que a SD é um tipo de planejamento que escolhe um gênero textual para ser explorado. Por sua vez, a alfabetização quando trabalhada na perspectiva do letramento, pauta-se nos gêneros textuais e na discursividade, condições que o desdobramento de planejamentos de Sequências Didáticas, permitem.