Banca de DEFESA: SANDRA REGINA MEDEIROS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA REGINA MEDEIROS OLIVEIRA
DATA : 19/09/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Google meet
TÍTULO:

TRANSFORMANDO LEITORES: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

literatura; ensino e aprendizagem; prática docente; prazer pela leitura.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Atualmente, a promoção do interesse pela leitura de livros literários entre os alunos do Ensino Fundamental é um tema amplamente discutido em eventos científicos relacionados à educação. Nesse contexto, o papel do professor como mediador no desenvolvimento da capacidade crítica e letrada dos estudantes é fundamental. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como ocorre o processo de escolha de livros literários utilizados por três professoras do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual 7 de Setembro, no município de Juína-MT. O foco específico desta pesquisa é a literatura infantil e juvenil, um componente essencial na educação fundamental. Ademais, as questões norteadoras deste estudo foram: Que critérios adotam os professores na seleção de obras literárias? Que concepção de leitura possuem? Que tratamento é dado à obra literária em sala de aula? Existem inúmeras metodologias sobre como o professor pode mediar este processo de leitura envolvendo a literatura, mas qual está sendo utilizada? Para responder a essas perguntas, a pesquisa adotou uma abordagem etnográfica, realizando um estudo de caso com três professoras de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede Estadual de Ensino em Juína-MT, com o intuito de promover uma interação direta entre a pesquisadora e as participantes do estudo. Realizou-se, também, um levantamento bibliográfico com os autores Aguiar (1979), Aguiar e Bordini (1988), Zilberman (1989, 1991, 2005, 2009), Cosson (2009, 2020), Barthes (2004), Candido (1972, 2004a, 2004b), Petit (2009, 2013) dentre outros, para dar embasamento teórico à realização da pesquisa de campo. A pesquisa prática aconteceu por meio de análise das escolhas literárias realizadas pelas professoras de português e questionário semiestruturado, nas quais as participantes responderam a questões sobre as escolhas literárias, os critérios de seleção para serem trabalhados em sala, bem como sua trajetória acadêmica e profissional. Em resumo, os resultados deste estudo indicam que as escolhas literárias dos professores têm influência significativa na formação de leitores críticos. Esses achados contribuem para uma melhor compreensão das práticas docentes e oferecem sugestões para a melhoria do ensino de literatura nas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Interno - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Externo à Instituição - MARCOS APARECIDO PEREIRA - IFMT
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 15:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1