GUIA PARA ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DE RECEITAS COMENTADO: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Sequência didática, Método investigativo, protagonismo, fisiologia, sistema digestório, livro de receitas.
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscaremos oferecer uma estratégia metodológica para professores de Ensino Médio para o ensino de Fisiologia do Sistema Digestório. A partir da elaboração de um Guia para a Elaboração Livro de Receitas Comentado para os professores, busca-se dar melhores condições de aprendizagem aos alunos, estimulando a utilização do método investigativo fazendo com que sejam protagonistas na aprendizagem do conteúdo de Fisiologia do Sistema Digestório. O Guia para a Elaboração Livro de Receitas Comentado contará com uma sequência didática investigativa e informações adicionais para os professores. A sequência didática abordará os conceitos de como os alimentos são transformados dentro do trato digestório, bem como a digestão e absorção dos nutrientes. Ao final da aplicação da sequência didática a ser elaborada e proposta no guia, será possível que cada professor elabore um Livro de Receitas personalizado da turma. No presente projeto, o produto gerado “Guia para a Elaboração Livro de Receitas Comentado” será avaliado por meio de uma reflexão dos professores de Ensino Médio quanto à viabilidade do produto e a sequência didática proposta será aplicada em sala de aula com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública do Estado de Mato Grosso durante o ano de 2021. Esta pesquisa será relevante no campo de ensino de biologia, pois entendemos que a abordagem elaborada no guia possibilitará o protagonismo do aluno no seu processo de aprendizagem.