O USO DE SOFTWARE DE AUTORIA NO ENSINO DO CONTEÚDO DE ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
Visual Class; ensino de Biologia; Ensino Médio
RESUMO
A Biologia enquanto componente curricular do Ensino Médio, abrange conteúdos importantes para o desenvolvimento de habilidades que possibilitam ao discente compreender e valorizar a vida em toda sua diversidade. A Citologia é citada como um dos conteúdos da Biologia que abrange conceitos complexos e abstratos, os quais dificilmente podem ser visualizados de maneira prática e concreta em sala de aula, resultando em uma lacuna entre o que é ensinado e a aprendizagem significativa do estudante. Considerando a realidade de muitas escolas públicas, onde materiais e equipamentos para a aulas de Biologia, mais especificamente, para o ensino de Citologia, são limitados ou escassos e devido a importância desse tema para o entendimento da vida enquanto um fenômeno dinâmico, desenvolveu-se um software didático denominado “Mundo das organelas” e uma sequência didática com abordagem investigativa, a fim de contribuir para uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo de organelas citoplasmáticas no Ensino Médio. O software “Mundo das organelas” foi elaborado mediante a utilização do software de autoria Visual Class® e destina-se ao ensino de forma lúdica e atrativa do conteúdo sobre as organelas citoplasmáticas. O produto “Mundo das organelas” aborda, através de vários recursos, a morfologia e a função das organelas citoplasmáticas, além de curiosidades, mapa mental, jogos, simulados e material complementar, no qual é apresentado sugestões de sites, vídeos e materiais para leitura. Após a produção do software, este foi avaliado por professores de Biologia. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados foram avaliados qualitativamente considerando as percepções dos professores quanto a qualidade do produto apresentado. O software foi considerado pelos entrevistados como um produto totalmente adequado para o ensino de Biologia e apontado como um recurso que contribui muito para a aprendizagem significativa sobre as organelas citoplasmáticas (86%); foi avaliado como ótimo em diversos critérios, como, seu visual (36%), ser um recurso atrativo para os estudantes (43%), criar situações de aprendizagem (36%), como muito bom, em relação a memorização de conteúdo e diversão e ludicidade ofertada (50%) e bom quanto à aquisição de novos conceitos (43%). O uso do software “Mundo das organelas” pode ser considerado uma inovação e atuar como uma ferramenta de mudanças no processo de ensino e, usado numa abordagem baseada em metodologia ativa, pode resultar em alunos mais ativos e envolvidos nas aula, além de promover uma aprendizagem efetiva do conteúdo de organelas citoplasmáticas.