PLANTAS MEDICINAIS: SABER POPULAR VS. CIENTÍFICO E O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
Protagonismo. Sistema Circulatório. Sistema Urinário. Sequência Didática Investigativa.
O conhecimento de fisiologia humana é extremamente importante para uma melhor compreensão de si mesmo, do funcionamento do corpo humano e das interações entre os sistemas para a promoção do bem-estar do indivíduo. Com o objetivo de compreender melhor as funções dos sistemas urinário e circulatório humano, o presente projeto de pesquisa propôs a elaboração de duas Sequências Didáticas Investigativas (SDIs) que tiveram como ponto de partida o estudo sobre os benefícios das plantas medicinais para os sistemas urinário e circulatório. As SDIs foram planejadas para fomentar um ensino baseado em investigação, com incentivo ao protagonismo e a autonomia dos estudantes. Esse estímulo os leva a uma participação ativa, como, por exemplo, a realização de pesquisas com familiares e conhecidos por meio de questionários e entrevistas. O objetivo foi identificar as plantas mais empregadas na região e as finalidades específicas de seu uso. A proposta engloba a realização de experimentos e pesquisas bibliográficas com o objetivo de estabelecer conexões entre as propriedades das plantas em estudo e suas influências no funcionamento dos sistemas urinário e circulatório. As SDIs elaboradas têm a finalidade de fomentar o debate entre os estudantes e a divulgação das plantas mais empregadas pela população por meio de folders, com ênfase em suas propriedades terapêuticas e o correto modo de preparo para a utilização nos sistemas urinário e circulatório. As SDIs produzidas foram compiladas em um e-book como produto do Trabalho de Conclusão de Mestrado.