PELOTÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO: INFORMAÇÕES DA DENGUE PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DE LAMBARI D’OESTE – MATO GROSSO
Aedes aegypti; Ensino de biologia; Cartilha digital
As arboviroses têm se tornado constantes ameaças em regiões tropicais devido às rápidas mudanças climáticas e precariedade das condições sanitárias, que favorecem a amplificação e transmissão viral. O conhecimento da população e da comunidade escolar se faz necessário para auxiliar o combate a essas doenças, principalmente por questões de saúde pública. O objetivo geral deste projeto foi desenvolver uma cartilha digital interativa e informativa para aumentar a conscientização e o conhecimento sobre a dengue na comunidade escolar e municipal de Lambari D’Oeste no Estado do Mato Grosso. Para isso, foram realizadas sequências investigativas do conhecimento prévio dos alunos acerca da temática; foi realizada uma palestra com um agente de endemias para reforçar a importância da temática para a sociedade e para conscientização dos alunos; foi realizada uma sequência investigativa dos alunos com a sua comunidade obtendo 40 entrevistas; e foi confeccionada uma cartilha para análise dos alunos e feedback da comunidade, a fim de que este material tenha adesão na comunidade escolar e dos órgãos de saúde do município. Na sequência investigativa com os alunos observou-se que a metodologia por Padlet análise de uma situação problema “O Dilema de Alceu” foi eficiente para os alunos chegarem ao diagnóstico da doença dengue. A palestra com a agente de endemias foi eficaz para a conscientização dos alunos para a atividade de entrevistas com a comunidade, levando a obtenção de 40 questionários respondidos em diferentes bairros de Lambari D’Oeste. A cartilha foi confeccionada e disponibilizada no site:< https://padlet.com/alinebatistasouza/breakout-link/5Wkoqm35jVDV48pM-ldENvGAymdZzjo5k>. A inspeção na escola para averiguação de pontos de foco da dengue identificou 8 pontos, nos quais os alunos fizeram a remediação. A cartilha produzida mostrou-se de fácil acesso pelo QRcode e de fácil entendimento, para que o máximo de pessoas tenham acesso. A avaliação pós-sequência didática propiciou aos alunos uma nova visão do projeto, estabelecendo confiança e êxito no aprofundamento da conscientização acerca da temática dengue no município de Lambari D’Oeste. Conclui-se que o ensino de biologia se faz necessário para a integração dos alunos com a comunidade escolar em um projeto de temática relevante para a saúde a nível nacional como a dengue.