UMA AVENTURA NO EVEREST: SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E INTERATIVA SOBRE A FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Altitude, Ensino por Investigação, Fisiologia Respiratória, História em quadrinhos.
A Fisiologia do Sistema Respiratório é complexa e interdisciplinar, necessitando de materiais didáticos que motivem os professores e que envolvam a participação ativa dos estudantes na construção e aprendizagem de novos conceitos. Assim, o objetivo desse TCM foi elaborar como produto final um E-book contendo uma sequência didática (SD) investigativa e interativa sobre a temática Fisiologia do Sistema Respiratório. A sequência didática foi elaborada a partir de uma escalada ao Monte Everest envolvendo os desafios da fisiologia respiratória em altitudes elevadas e, com a busca de soluções de problemas para sobreviver à escalada. Ao final da SD, os estudantes elaborarão uma história em quadrinhos (HQ), como atividade lúdica proposta, sobre uma escalada ao Monte Everest, com os personagens e cenários descritos pela autora do TCM para que a história a ser contada ocorra com mais realidade, motivando os estudantes a solucionarem os desafios da escalada. Além disso, a HQ envolverá outros temas de interesse, como a poluição ambiental e influência de ações antrópicas em ambientes tidos como inóspitos. Como complementação da aprendizagem sobre Fisiologia do Sistema Respiratório e aspectos adaptativos, uma etapa bônus foi adicionada para compreensão de mecanismos respiratórios utilizados por anfíbios em ambientes de altitude elevada, de modo a promover a reflexão sobre diferentes estratégias respiratórias e como um mesmo desafio ambiental é enfrentado por diferentes grupos de organismos.