MEU CADERNO DE RECEITAS COM PITADAS FISIOLÓGICAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Autonomia, Absorção de Nutrientes, Digestão de Nutrientes, Método Investigativo, Protagonismo
Com o intuito de contextualizar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema digestório, o presente trabalho buscou desenvolver uma sequência didática (SD) de cunho investigativo para que cada estudante individualmente ou professor com a turma pudesse elaborar um Caderno de Receitas com Pitadas Fisiológicas. A ideia central da SD foi utilizar os alimentos consumidos pelos estudantes e suas receitas favoritas para que investigassem e se aprofundassem nos processos de digestão e absorção desses alimentos. A SD investigativa foi elaborada utilizando-se diferentes recursos didáticos, como vídeos, tabelas de composição de alimentos, textos e, também atividade prática na cozinha, entre outros. A SD foi aplicada com uma turma de 3º ano do Ensino Médio e possibilitou que os estudantes pudessem compreender como os alimentos são transformados dentro do trato digestório, bem como a digestão e absorção dos nutrientes de forma contextualizada, utilizando estratégias de aprendizagem que os conectavam com situações do dia-a-dia. Ao final da aplicação da sequência didática, foi possível concluirmos o caderno de Receitas com pitadas fisiológicas da turma do 3º ano do Ensino Médio da escola. A partir da experiência da aplicação da SD, foi elaborada uma cartilha para uso por professores, pelos próprios estudantes e agentes de saúde, visto que a cartilha proporciona autonomia, protagonismo ao estudante no processo de ensino e aprendizagem da fisiologia do sistema digestório, e, também, promove associações do bem-estar do corpo com a saúde. Consideramos que este trabalho é relevante no campo de ensino de biologia, pois a abordagem metodológica proposta possibilita a autonomia do estudante e o torna protagonista no processo de aprendizagem.