PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
I
Instrumento Facilitador – Metodologias Investigativas – Ferramenta - Seleção Natural – Adaptação.
Ao longo das transformações ocorridas nos processos de ensino, muito se discute sobre as práticas pedagógicas e os métodos ditos “tradicionais”. Nesse contexto, essa proposta visa buscar alternativas metodológicas para a construção de uma Cartilha, composta de jogos didáticos, referente ao conteúdo de Evolução especificamente os temas Seleção Natural, Origem da vida e Adaptação, que se tornará o produto final requisitado para a conclusão do PROFBIO, os jogos em sua maioria apresentam um potencial ainda pouco explorado para a educação. Geralmente são usados para o entretenimento, mas começa a crescer o interesse nos jogos como ferramenta de educação. Com o objetivo de contextualizar os conteúdos através de metodologias investigativas e lúdicas promovendo o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido na escola Estadual João Paulo I, no município de Paranaíta durante o período diurno/integral pelo Projeto Escola Plena, com as turmas dos 3º anos do ensino médio. Através da sequência didática, com metodologias investigativas, como pesquisas bibliográficas, elaboração de hipóteses, construção de mapas conceituais, referentes ao tema evolução e subtemas envolvidos, os alunos tiveram acesso a informações que contribuíram na confecção e a prática dos jogos. Sabe-se que apesar de comprovada a eficiência dos jogos para educar, os educadores ficam dependendo de jogos que já existem, pois, a criação de um simples jogo demanda alguns conhecimentos e disponibilidade de tempo. Com a conclusão do trabalho a escola estadual João Paulo I irá receber a cartilha e posteriormente a distribuição deverá ser ampliada com outras escolas, pois o objetivo inicial foi construir um material para auxiliar na fixação e assimilação dos conteúdos e contribuir na alfabetização científica e aquisição de uma postura mais ativa e autônoma no processo do conhecimento.