GAMIFICAÇÃO E ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO SOBRE OS BENEFÍCIOS DOS MICRORGANISMOS
Ensino por investigação. Ludificação. Microbiologia.
O ensino de Microbiologia na Educação Básica tem sido desafiador, tanto pela falta de equipamentos laboratoriais quanto pela mistificação de que todos os seres microscópicos são causadores de doenças. Diante da necessidade de novas abordagens de ensino, que auxilie o aluno na compreensão sobre a importância dos microrganismos, esse trabalho apresenta a construção, aplicação e validação de uma Sequência Didática Gamificada Investigativa (SDGI), voltada especificamente aos benefícios proporcionados por bactérias e fungos em nosso cotidiano. Para a coleta de dados quanto a aquisição de conhecimentos e validação da sequência didática os alunos tiveram seus conhecimentos prévios investigados e em seguida participaram das etapas da sequencia didática. Após a aplicação das aulas da SDGI proposta os estudantes responderam um questionário elaborado com a metodologia ARCS, sendo essa utilizada para avaliar os critérios de jogo usados na sequência didática. Os resultados foram interpretados utilizando a categorização dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades propostas, e demonstram que apesar da baixa participação durante o período de aulas remotas, os estudantes frequentes tiveram a mudança de suas concepções iniciais e passaram a reconhecer os microrganismos como seres importantes para seus cotidianos, além disso a utilização dos elementos de jogos possibilitou uma maior dinamização e fez com que os estudantes se sentissem motivados a desenvolver as atividades propostas. A partir da experiência de aplicação e validação dessa sequência didática pretende-se elaborar um curso gratuito que será disponibilizado no ambiente moodle para nortear professores e estudantes de licenciatura na elaboração de SDGIs.