Ensino Investigativo Sobre o Uso de Microrganismos na Agricultura
Microbiologia agrícola. Sequências didáticas. Atividades investigativas. Protagonismo estudantil.
A agricultura tem sido a principal atividade econômica do Estado de Mato Grosso. Assim, muitos de nossos alunos da escola desenvolvem o interesse pela atuação profissional na área agrária. Diante de um dos pilares da educação básica, que também está pautada na preparação do estudante para o mundo do trabalho, tem-se observado que pouca informação é trabalhada na escola com relação a agricultura e principalmente quanto a importância dos microrganismos para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Diante deste cenário, este trabalho pretende demonstrar a importância e benefícios dos microrganismos na agricultura através de estratégias didáticas investigativas validadas com alunos do ensino médio, averiguar a percepção dos alunos quanto a importância dos microrganismos na agricultura e construir e validar uma cartilha didática voltada para o ensino por investigação com alunos do ensino médio. A pesquisa dar-se-á por meio de cinco etapas que envolvem: entrevista com alunos, elaboração e aplicação de estratégias didáticas investigativas voltadas à microbiologia na agricultura, aplicação de questionário para avaliação da aprendizagem e, por fim, a construção de uma cartilha didática voltada ao ensino por investigação. Os dados serão analisados através da análise de conteúdo conforme a proposta de Bardin (2011). Espera-se com este trabalho proporcionar melhoria ao processo educacional através do produto gerado, a saber, a cartilha didática, promovendo um ensino mais significativo sobre os microrganismos e que desperte o interesse dos alunos do ensino médio por uma agricultura que considera e entende a importância dos microrganismos e sua aplicação biotecnológica para o desenvolvimento de um novo modelo agrícola na região.