AQUÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Ensino Investigativo, Sequência Didática, WebQuest
O aquário é um laboratório vivo, onde diferentes processos biológicos ocorrem, além de, ser um instrumento que oportuniza aos discentes participarem da construção do seu próprio conhecimento, através da efetiva participação, onde o professor é o mediador. Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver materiais didáticos para aulas presenciais e remotas tendo como objeto de estudo o aquário. O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi elaborado uma sequência didática em torno da montagem e manutenção de um aquário. O processo de ensino/aprendizagem, da sequência didática, foi avaliado através de questionários aplicados aos estudantes, onde foi constatado um aumento no interesse pela biologia e uma evolução significativa no aprendizado dos conteúdos, esses bons resultados são atribuídos ao sistema investigativo empregado na sequência didática. Na segunda etapa, devido às condições impostas aos estudantes e professores nesses novos tempos de ensino remoto, desenvolveu-se uma WebQuest, com enfoque no aquário, como possibilidade didática. Não foi possível aplicar e avaliar a WebQuest com os alunos devido aos problemas atrelados a implantação do ensino remoto na rede pública de ensino no Estado de Mato Groso. De toda forma a WebQuest está disponível na internet (https://sites.google.com/view/webquest-aquario-kcos/in%C3%ADcio), podendo ser utilizada por estudantes e professores de qualquer escola do Brasil. O uso do aquário no ensino de biologia proporcionou um aumento da autonomia e envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, despertando o interesse e motivação em construir o próprio conhecimento. O aquarismo é um uma ferramenta didática que, quando associado a uma sequência didática, potencializa o ensino e que, quando necessário, pode ser adaptado para o ensino remoto e ser conduzido de forma assíncrona com os estudantes.