ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA METODOLÓGICA SOBRE FUNGOS E O AMBIENTE COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave: Fungos. Ambiente. Recurso didático. Ensino investigativo.
RESUMO
A educação está cada vez mais dinâmica, consequentemente o ensino torna-se mais exigente e, portanto, educadores necessitam cada vez mais estar preparados para trabalhar com os desafios que surgem durante o processo ensino-aprendizagem. Partindo da perspectiva de que o ensino de ciências e biologia ainda é muito teórico e abstrato, especialmente quando se trata do estudo dos micro-organismos, faz-se necessário pensar em estratégias didáticas com instrumentos facilitadores. Acredita-se que os recursos didáticos são instrumentos que irão subsidiar, complementar e facilitar o processo de construção do conhecimento dos discentes de maneira mais atrativa e significativa. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha visando o ensino baseado na investigação e avaliar a sua aplicabilidade como recurso metodológico durante o processo de ensino e aprendizagem sobre os fungos e suas interações ambientais. O trabalho foi realizado com estudantes do 2º ano do ensino médio em uma Escola Estadual, localizada no município de Glória D’Oeste-MT. A pesquisa apresentou uma abordagem quanti-qualitativa instrumentada através de questionário de múltipla escolha (pré-teste), importante durante a etapa de levantamento das concepções prévias dos estudantes acerca dos conteúdos e subsídio para a elaboração da cartilha metodológica de caráter investigativo. Os resultados desta primeira etapa demonstraram que os estudantes apresentam algum conhecimento sobre os fungos e o ambiente, mas não o suficiente para ultrapassar 50% de acertos. Após a aplicação da cartilha, os estudantes foram convidados a responderem um questionário semiestruturado (pós-teste) sobre conhecimentos relacionados aos fungos e suas interações, e sobre a aplicabilidade do material. Os resultados obtidos foram satisfatórios, demonstrando um aumento na proficiência dos estudantes, e quanto a avaliação da cartilha as respostas indicaram vários aspectos positivos dando indício que o caráter investigativo do material proporcionou engajamento e motivação dos discentes durante o processo ensino aprendizagem do tema. O material elaborado está mediado por questões problematizadoras com intuito de despertar nos alunos a curiosidade, a observação e a construção de novos saberes, fortalecendo o seu protagonismo, podendo também ser uma sugestão para educadores se inspirarem na perspectiva do ensino por investigação, adaptando-o conforme a sua realidade.