A BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES À ELABORAÇÃO DE JOGOS COMO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Ensino de Botânica. Ensino Médio. Estudantes. Jogos didáticos.
As plantas estão presentes no dia a dia das pessoas, mas mesmo assim, passam despercebidas na visão da maioria delas, processo este que recebe o nome de “cegueira botânica”. Dentre os vários fatores que podem contribuir com a falta de percepção do mundo vegetal, as questões ligadas aos entraves pedagógicos no ensino de Botânica situam-se como dimensões a serem problematizadas. Investigações na área da educação em Ciências têm apontado que o ensino dos conceitos botânicos na educação básica brasileira apresenta uma série de desafios e entraves, de distintas ordens e naturezas. Nesse contexto, o desenvolvimento de estudos que propõem investigar as significações dos estudantes em relação ao estudo da Botânica mostra-se relevante, pois tais estudos podem fomentar a proposição e avaliação metodologias, estratégias e recursos didáticos que favoreçam práticas pedagógicas que tornem o estudo das plantas mais atrativo aos estudantes. O presente estudo inseriu-se nesse contexto e teve, em linhas gerais, a intenção de analisar as concepções de estudantes do 2º ano do Ensino Médio acerca do estudo da Botânica, na perspectiva de que suas significações sirvam como instrumentos para a proposição de jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos botânicos em sala de aula. Especificamente, pretendeu-se também: (i) verificar se as concepções de estudantes do 2° ano do Ensino Médio sobre o estudo da Botânica diferem-se em relação ao gênero; (ii) revisar, sistematicamente, trabalhos recentes (2009-2019) que discutam o ensino de Botânica com a utilização de jogos didáticos; e (iii) desenvolver dois jogos didáticos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da Botânica que vão ao encontro das significações dos estudantes. Na perspectiva de atender aos objetivos delineados, o estudo, de índole quanti-qualitativo, transcorreu em três etapas, a saber: (i) aplicação de questionário a uma amostra de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do oeste mato-grossense, visando verificar suas concepções sobre o estudo da Botânica e investigar se estas significações variam segundo o gênero; (ii) realização de uma revisão sistemática em duas bases de dados em busca de produções que discutam o ensino de Botânica com a utilização de jogos didáticos; e, por fim, (iii) elaboração de dois jogos didáticos que fossem ao encontro das discussões da literatura e que funcionassem como recursos atrativos e facilitadores da aprendizagem dos conceitos botânicos em sala de aula.