AVIFAUNA DO PARQUE LAGOA DA GARÇA: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Espaços não formais de ensino. Observação de aves. Ensino de biologia
A escola contemporânea tem sofrido grande impacto diante das transformações ocorridas na sociedade, sendo impelida a buscar novas propostas de ensino, a fim de superar o fracasso escolar. Assim, na tentativa de imprimir significado a aprendizagem de biologia e torna-la mais eficaz, cada vez mais tem-se investido na utilização de espaços públicos não formais, afim de aproveitar a curiosidade e disponibilidade dos estudantes para que ocorra a consolidação do processo ensino-aprendizagem, aliando teoria e prática. Deste modo, este trabalho teve como objetivo evidenciar a observação de aves no parque “Lagoa da Garça” em Juína-MT, como uma ferramenta válida para o ensino de biologia. Para tanto foi realizado o levantamento das espécies de aves que frequentam o parque ‘Lagoa da Garça” durante um ano e de posse dessa listagem de espécies foi elaborada uma sequência didática envolvendo a realização de trilha interpretativa, onde estudantes puderam ser protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Antes e posterior a execução do planejamento didático, os estudantes responderam questionários, denominados de pré e pós teste, que auxiliaram na verificação da validade do método didático empregado. Através das respostas dos estudantes, pode-se verificar que a atividade proposta possibilitou a eles conhecer mais sobre as espécies de aves locais, observando a importância ecológica destes animais e a estreita relação da diversidade deste grupo com o estado de conservação do ambiente em que eles vivem, oportunizando reflexões sobre atitudes humanas que impactam diretamente estes seres. Ao final, optou-se pela construção de um livro que pudesse fornecer subsídios a professores que queiram introduzir a observação de aves em suas aulas, embasando seus planejamentos e ainda, que tivesse linguagem clara podendo ser utilizado diretamente pelos estudantes que se interessem pelo assunto.