Sequência Didática Gamificada Investigativa como estratégia pedagógica para o ensino de Microbiologia
Ensino por investigação. Ludificação. Microbiologia.
O ensino de Microbiologia na Educação Básica tem sido desafiador, tanto pela falta de equipamentos laboratoriais quanto pela mistificação de que todos os microrganismos são causadores de doenças. Diante da necessidade de novas abordagens de ensino, esse trabalho apresenta a construção, aplicação e validação de uma Sequência Didática Gamificada Investigativa (SDGI), voltada especificamente aos benefícios proporcionados por bactérias e fungos. Para a coleta de dados quanto a aquisição de conhecimentos e validação da sequência didática os alunos tiveram seus conhecimentos prévios investigados e em seguida participaram das etapas da sequência didática. Após a aplicação das aulas da SDGI os estudantes responderam um questionário elaborado com a metodologia ARCS, utilizada para avaliar os critérios de jogos utilizados na sequência didática. Os resultados foram interpretados utilizando a categorização dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades propostas, e demonstraram que apesar da baixa participação durante o período de aulas remotas, os estudantes frequentes tiveram a mudança de suas concepções iniciais e passaram a reconhecer os microrganismos como seres importantes para seus cotidianos, além disso, a utilização dos elementos de jogos possibilitou uma maior dinamização e motivou os estudantes a desenvolverem as atividades propostas. A partir da experiência de aplicação e validação dessa sequência didática foi elaborado um curso online e gratuito que será disponibilizado no Ambiente Virtual de aprendizagem da Diretoria de Gestão e Educação a Distância (DEAD/ UNEMAT) para nortear professores e estudantes de licenciaturas na elaboração de SDGIs.