SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRÁTICA/EXPERIMENTAL, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO DE BOTÂNICA EM BIOLOGIA.
Pesquisa qualitativa. Ensino de Biologia. Problematização. Sequência didática.
Pesquisas revelam que a utilização de sequências didáticas com práticas investigativas é uma estratégia de grande relevância, pois suscita na melhoria do ensino aprendizagem tornando as aulas mais atrativas e despertando maior interesse do estudante ao buscar resolver problemas de seu cotidiano. Diante disso, neste estudo objetivou-se investigar a compreensão dos conteúdos de Biologia na construção do conhecimento de estudantes do ensino médio através da aplicação da sequência didática investigativa com atividade prática/experimental sobre a nutrição inorgânica das plantas, ampliando para além da sala de aula uma vivência dos conteúdos na prática e também a análise de sua contribuição para uma mudança na orientação das ações do estudante ao utilizar o método científico na busca de solução para um problema, valorizando os erros e acertos possibilitando os questionamentos e até mesmo reformulações no decorrer do processo de ensino de biologia. Utilizou-se da abordagem de pesquisa qualitativa do tipo exploratória e os dados foram produzidos através da aplicação de questionários pré e pós-testes aplicados para 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola estadual Wilson de Almeida- Nova Olímpia -MT. Para isso, foi feito a fundamentação teórica e a elaboração da sequência didática com prática/experimental de acordo com o viés investigativo: Observação e problematização inicial: os estudantes foram incentivados a observarem e se engajarem na realização da atividade com a temática sobre nutrição inorgânica das plantas, através da apresentação de uma narrativa seguida de uma questão problematizadora. Organização do conhecimento: através do questionário pré-teste os estudantes apresentaram hipóteses iniciais sobre a temática abordada baseadas no que eles recordavam e que serão comprovadas ou não. Ao analisar as respostas dos estudantes para a questão “O que você entende sobre nutrição inorgânica das plantas?” percebeu-se que há um déficit no conhecimento sobre nutrição inorgânica das plantas, pois 72 % disseram que não sabem/não lembram o que é nutrição inorgânica das plantas. Eles se engajaram na realização da prática/experimental buscando resposta para a problematização inicial. Aplicação do conhecimento: as conclusões após a observação do experimento foram sistematizadas e anotadas, e os conhecimentos recém adquiridos permitiram a compreensão, análise, interpretação, formulação e reformulação de conceitos gerados pelos estudantes como resposta a problematização inicial e posteriormente ocorrerá a socialização desses conceitos adquiridos. Espera-se como resultado final desta pesquisa, que os estudantes do 3º ano do ensino médio alcancem uma efetiva compreensão e aperfeiçoamento dos conceitos sobre a temática abordada na sequencia didática investigativa. Como produto final está sendo confecção de um manual contendo exemplos de sequências didáticas com práticas/experimentais investigativas para o ensino de Biologia, que será uma ferramenta metodológica podendo ser utilizada nas práticas pedagógicas de docentes da área de Ciências da Natureza nas escolas.