PROGRAMANDO O ENSINO DE BIOLOGIA
Biblioteca digital; Biologia; m-Learning
O ser humano é a construção de suas vivências sociais, culturais e biológicas. Sabemos que a ludicidade é considerada um princípio norteador das atividades pedagógicas, por possibilitar a interação do indivíduo com o meio em que vive. Desta forma, como no Ensino Médio em tempo Integral os alunos possuem uma carga horária estendida e disciplinas da base diversificada que permitem uma melhor apropriação dos conteúdos, este trabalho visa inserir no programa de estudos de Biologia dos estudantes o uso da tecnologia, interligando o mundo virtual como fonte de desenvolvimento e aprimoramento das suas habilidades, seja para erradicar dúvidas e dificuldades, seja para aprofundar os conhecimentos em Biologia. A partir da problemática “Como posso desenvolver minhas habilidades com o uso das tecnologias digitais?”, os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “São José do Rio Claro”, através de uma sequência didática, construíram jogos, mapas mentais, vídeos e conteúdos virtuais envolvendo os conceitos da Biologia, a partir das dificuldades que queriam sanar ou habilidades ou melhor desenvolver, criando um acervo de estudos digital e uma Biblioteca virtual “biologia lúdica” gratuita que foi incorporada ao site da Escola. Os estudantes realizaram atividades individuais e em grupo, como forma de aperfeiçoar as competências sobre o assunto diante dos desafios do ENEM e vestibulares, participando de três etapas: a primeira foi um questionário de abordagem investigativa de entrada; a segunda etapa é a abordagem após análise da etapa 1, onde os educandos socializaram suas respostas, realizando pesquisa bibliográfica sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ser inseridas em sua agenda semanal de estudos para ajudar a aprimorar seus conhecimentos. A partir deste momento os alunos escolheram um conteúdo de Biologia para elaborar os conteúdos digitais com a plataforma tecnológica de sua escolha; a terceira e última etapa será um questionário de avaliação final. Após todo este processo, espera-se que os estudantes aprendam brincando e que haja o alcance de uma excelência acadêmica em Biologia, aliada aos quatro pilares da educação e ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, permitindo a assimilação de conteúdos escolares de maneira dinâmica e eficaz, além da disponibilização da Biblioteca virtual “biologia lúdica” para toda a comunidade escolar.