Produção de água no sistema natural como tema para o ensino investigativo.
Manual de caracterização, sistema, Serviços Ambientais.
O distanciamento dos alunos de temas complexos e importantes acabam por afastar as pessoas de uma análise mais crítica e uma postura mais harmônica com os recursos e sistemas naturais. Tal realidade reforça a necessidade de se desenvolver métodos e materiais educativos que incluam nas atividades escolares melhor aproveitamento dos espaços informais associados a metodologia ativa de investigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o ensino investigativo pode auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos de ecologia sobre serviços ambientais. Para auxiliar o ensino/aprendizagem dos conceitos de ecologia foi produzido e validado um Manual de Caracterização Ambiental com foco nos Serviços Ambientais. O presente trabalho foi realizado com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio. Inicialmente foi ministrada uma aula expositiva sobre o tema, depois foram levados ao laboratório de informática e biblioteca para realizar pesquisa e levantamento bibliográfico para embasamento teórico. Em seguida responderam perguntas orientadoras trazidas pelo professor, de modo a conceituar os conteúdos a serem trabalhados. Os alunos foram levados a campo para coletar dados que serviu como base para a caracterização ambiental das diferentes paisagens, Área Degrada, Área preservada e Área de Produção Agrícola, de forma a vivenciar e experimentar a influência da paisagem na oferta do serviço ambiental, produção de água pelo meio ambiente natural, e por fim, os alunos validarão os dados de campo realizando experiencias especificas para simular as condições de campo e relacionar, os fatores analisados nas diferentes paisagens com a capacidade do meio ambiente manter a oferta de água de qualidade. O Manual de Caracterização Ambiental serviu para potencializar o uso do livro didático quando abordando conteúdos sobre meio ambiente e ecologia. Os dados obtidos demostrou que a metodologia utilizada permitiu ao aluno tornar-se sujeito ativo e construtor de seu próprio conhecimento, de forma a compreender o conteúdo didático científico aplicado à realidade dos fenômenos ambientais dentro do contexto biológico, dessa maneira o aluno ampliou sua capacidade de análise e compreensão abordando de forma investigativa o tema/problema proposto no estudo, sendo agora capaz de organizar as informações e pensamentos de forma concreta e efetiva.