PRÁTICAS POTENCIALIZADORAS DE ENSINO SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Protagonismo estudantil. Ensino em ilhas. Ciências Biológicas.
Este trabalho buscou avaliar o uso de duas metodologias ativas, a rotação por estações e o ensino por investigação, de modo observar se estas podem ser uma forma alternativa de ensinar o conteúdo de interações ecológicas. Para isso, a pesquisa foi aplicada em uma escola da zona urbana do munícipio de Campo Novo do Parecis -MT, com 30 alunos do primeiro ano do ensino médio. A primeira parte da aplicação consistiu no uso da rotação por estações, quatro estações diferentes, para engajar os alunos e introduzir as problemáticas que deveriam ser investigadas por eles. Após esse momento, iniciou-se a etapa investigativa, onde os alunos tiveram que utilizar as informações geradas a partir das estações para tentar descobrir qual tema e conceitos biológicos estavam sendo trabalhados. A aplicação da pesquisa demonstrou que as duas metodologias foram bastante eficientes em melhorar o engajamento dos alunos na realização das atividades propostas. A rotação por estações despertou o interesse dos estudantes, com alguns destes fazendo questão de participar da maior parte das etapas possíveis. A investigação aguçou a curiosidade dos mesmos em tentar entender o propósito de tudo aquilo, o que gerou resultados bastantes positivos da geração de hipóteses e pesquisas feitas pelos estudantes. Outro fator importante a se destacar foi a importância das rodas de conversa para direcionar os discentes e fazê-los dialogar sobre as possibilidades que faziam mais sentido considerando tudo que foi realizado, fazendo com que a troca de ideias fosse uma ótima estratégia de construção de argumentações e desconstrução de ideias prévias.