CONHECENDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ-RO E A PROPOSIÇÃO DE UM GUIA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Sensibilização
Este trabalho teve como objetivo conhecer a concepção de educação ambiental de estudante de ensino médio de uma escola de Ji-Paraná, RO, bem como a proposição da criação de um guia de campo para uso de trilhas ecológicas, como um recurso didático. A pesquisa desenvolveu-se no ano de 2019, onde estudantes de uma turma de primeiro, outra de segundo ano e outra de terceiro ano, após exposição do conteúdo de ecologia, responderam a um questionário contendo seis questões sobre meio ambiente. Na sequência foram convidados a participarem de uma aula em campo, no Parque Ecológico Municipal de Ji-Paraná cada turma foi em um sábado para conhecer o espaço e observar a natureza e as alterações feitas pelo ser humano. Após as aulas em campo, em sala de aulas responderam outro questionário com seis questões relacionadas ao meio ambiente porem diferentes do primeiro questionário que haviam respondido. Com base nas respostas dos dois questionários foi possível fazer uma análise sobre a concepção de educação ambiental que os alunos têm e observar o grau de envolvimento de cada um em relação ao tema. Após a análise e dos resultados obtidos foi criado um de guia de campo para uso de trilhas ecológicas com a função de orientar as pessoas sobre os benefícios destes ambientes e ainda orientar sobre preservação e conservação das áreas verdes nos espaços urbanos, além de informações sobres os cuidados que se deve ter ao fazer uso de uma trilha ecológica.