Banca de DEFESA: AUBLEY PRISCILA ZERI DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AUBLEY PRISCILA ZERI DE MACEDO
DATA : 18/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/ozd-qech-njh
TÍTULO:

PROGRAMANDO O ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Biblioteca digital; Biologia;  Aprendizagem móvel


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O ser humano é a construção de suas vivências sociais, culturais e biológicas. Sabemos que a ludicidade é considerada um princípio norteador das atividades pedagógicas, por possibilitar a interação do indivíduo com o meio em que vive. Desta forma, como no Ensino Médio em tempo Integral os alunos possuem uma carga horária estendida e disciplinas da base diversificada que permitem uma melhor apropriação dos conteúdos, este trabalho visa inserir no programa de estudos de Biologia dos estudantes o uso da tecnologia, interligando o mundo virtual como fonte de desenvolvimento e aprimoramento das suas habilidades, seja para erradicar dúvidas e dificuldades, seja para aprofundar os conhecimentos em Biologia. A partir da problemática “Como posso desenvolver minhas habilidades com o uso das tecnologias digitais?”, os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “São José do Rio Claro”, através de uma sequência didática, construíram jogos, mapas mentais, vídeos e conteúdos virtuais envolvendo os conceitos da Biologia, a partir das dificuldades que queriam sanar ou melhor desenvolver, criando um acervo de estudos digital e uma  Biblioteca virtual “Biologia Lúdica” gratuita. Os estudantes realizaram atividades individuais e em grupo, como forma de aperfeiçoar as competências sobre o assunto diante dos desafios do ENEM e vestibulares, participando de três etapas: a primeira foi um questionário de abordagem investigativa de entrada; a segunda etapa é a abordagem após análise da etapa 1, onde os educandos aprenderam a usar várias tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Biologia, para ajudar a aprimorar seus conhecimentos. Assim, os estudantes escolheram um conteúdo de Biologia para elaborar os conteúdos digitais com a plataforma tecnológica de sua escolha para compor o acervo da biblioteca; a terceira e última etapa foi um questionário de avaliação final e coleta de relatos. Após todo este processo, verificou-se que os estudantes aprenderam brincando com as tecnologias e que houve o alcance de uma excelência acadêmica em Biologia, aliada aos quatro pilares da educação e ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, permitindo a assimilação de conteúdos escolares de maneira dinâmica e eficaz, além da disponibilização da Biblioteca virtual “biologia lúdica” a comunidade escolar e para todas as pessoas que tenham acesso às redes móveis e Internet.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138498001 - ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
Interno - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Externo à Instituição - DARLENE CAMATI PERSUHN - UFPB
Notícia cadastrada em: 19/05/2022 09:09
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1