Banca de QUALIFICAÇÃO: Leticia Corsino Galbero

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leticia Corsino Galbero
DATA : 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DO MATERIAL ESTRUTURADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MT: ESTUDO DO TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional; Variação Linguística; Ensino de Língua Portuguesa no MT; Material Estruturado.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A interação humana é mediada pela linguagem, na qual a categorização se dá por meio de sinais linguísticos, como palavras. Estas contribuem para o desenvolvimento do léxico, que é influenciado pela variação linguística, quando uma língua possui diversas maneiras alternativas de dizer a mesma coisa. A Sociolinguística, subdividida em linhas de estudos sociolinguísticos, dedica-se ao estudo dessa diversidade linguística. O foco do estudo está na Sociolinguística Educacional, que se debruça sobre as práticas educacionais em contexto de ensino-aprendizagem, especialmente no combate ao preconceito linguístico e na compreensão de como as variações linguísticas afetam o ensino. O objetivo geral do estudo é compreender como a variação linguística é tratada na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, a partir da investigação dos documentos oficiais e do material apostilado distribuído pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Os objetivos específicos incluem: (i) analisar o tratamento dado à variação linguística nos documentos norteadores oficiais; (ii) averiguar o tratamento dado à diversidade linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa; (iii) avaliar se o tratamento dado à variação linguística no material apostilado condiz com as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa é embasada em autores como Labov (1972, 2008), Bagno (1999, 2002, 2007, 2009, 2013); Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Cyranka (2014, 2016), Zilles e Faraco (2014), Alkmim (2003, 2001), Petter (2002), Borin (2010), Calvet (2002), Faraco e Zilles (2015), Schmidt (2016), dentre outros, e utiliza como referencial teórico as habilidades propostas pela BNCC. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos documentos normativos e do material apostilado, visando verificar se o ensino da variação linguística considera a heterogeneidade linguística do Brasil e aborda aspectos sociolinguísticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 627.501.519-53 - CRISTIANE SCHMIDT - UNEMAT
Interna - 82326001 - VALERIA FARIA CARDOSO
Externo à Instituição - CARLOS CERNADAS CARRERA - UFPA
Externa à Instituição - ROSELI PEIXOTO GRUBERT - UEMS
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 13:32
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