Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LÚCIA CONCEIÇÃO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERA LÚCIA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Web conferência
TÍTULO:

Inglês como Língua Franca e Interculturalidade: um estudo de livros didáticos sob a perspectiva da Pedagogia Crítica Decolonial


PALAVRAS-CHAVES:

Inglês como Língua Franca; Interculturalidade; BNCC; Livro Didático; Pedagogia Crítica Decolonial.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Este estudo, inscrito na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, tem como objetivo geral analisar uma coleção de livros didáticos utilizados no ensino de inglês para os anos finais do Ensino Fundamental. O foco da análise está nos princípios que sustentam a abordagem do Inglês como Língua Franca (ILF) e na interculturalidade sob a ótica da pedagogia crítica decolonial. Os objetivos específicos são: a) analisar em que medida os livros didáticos atendem às diretrizes da BNCC em relação ao inglês como Língua Franca; b) analisar em que medida os livros didáticos atendem as exigências da BNCC no que diz respeito à interculturalidade; c) avaliar se os livros didáticos contribuem para a conscientização crítica do/as aluno/as sobre o uso do inglês; d) investigar se, ao longo dos textos e atividades apresentadas nos livros, são promovidas práticas educativas decoloniais; e e) identificar se há movimentos de dissilenciamento do Outro na construção do conhecimento. Esses objetivos emergiram da necessidade de se verificar se a hipótese de que os livros didáticos apresentam um número ínfimo de atividades que permitam aos alunos vivenciar situações de comunicação transnacional com falantes de inglês de diferentes países e culturas, especialmente aqueles não ocidentais; da mesma forma, não promovem uma compreensão crítica do uso do inglês, seu real valor e o respeito mútuo entre falantes da língua inglesa, contribuindo para decolonizar a hegemonia eurocêntrica e fortalecer as vozes das minorias. Desta forma a pergunta que direciona este estudo é: em que medida os livros didáticos analisados contribuem com o processo ensino-aprendizagem da língua inglesa sob as perspectivas da interculturalidade e do Inglês como Língua Franca, sob a perspectiva da pedagogia crítica decolonial? O corpus de análise é composto por uma coleção de livros didáticos (do 6º ao 9º ano), intitulada Bridges, publicada pela editora FTD Educação em 2024 e selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, sendo adotado por diversas escolas estaduais com um grande contingente estudantil. Trata-se uma análise documental de característica qualitativa-interpretativista. A abordagem teórica se baseia principalmente em estudos de linguistas que investigam ILF, como Seidlhofer (2005), Rajagopalan (2010), e Dewey e Jenkins (2010). No campo da interculturalidade, o trabalho de Walsh (2008; 2009; 2012) é utilizado para aprofundar a compreensão das interações culturais e a promoção de uma pedagogia intercultural. Os preceitos eurocêntricos colonizantes são examinados à luz dos princípios da decolonialidade, com referências a Palermo (2014) e Freire (2012; 2013). Walsh (2013; 2014a; 2014b; 2014c; 2014d; 2014e; 2017) também é consultada, especialmente por sua proposta de “pedagogizar o decolonial e decolonizar a pedagogia”, que busca transformar as práticas educacionais em conformidade com princípios decoloniais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Interna - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - MARCELO LEAL LIMA - UNIR
Externa à Instituição - RENY GOMES MALDONADO - UNIR
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 13:32
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